Como surgiu o São Lourenço Country clube

                                             J. Nogueira Lima –escreveu:

 
     
     
 

A ideia da fundação e construção do São Lourenço Country Clube nasceu de um homem de ação e espírito altamente empreendedor, o jovial J. Ferreira, gerente do Banco de Credito Real em nossa cidade.

Posso acrescentar que muito contribuiu a reação natural das pessoas vindas de cidades onde a organização social e desportiva é um complemento da vida e não uma fonte abusiva de renda.

J. Ferreira , encontrava-se na Autorema S.A a espera do seu carro, quando foi procurado pela sua graciosa filha Senhorita Waldelys , que precisava de uma certa importância de dinheiro, para praticar determinado esporte . Reagiu imediatamente o Ferreira,alegando que na véspera tinha lhe entregue a mesma importância para o mesmo fim.

Acontece que a correria havia chegado a São Lourenço há poucos meses, portanto, sem tempo para compreender e se acomodar com certos fatos absurdos da nossa cidade.

Dirigindo-se a este batalhador incansável que é  Nadra Chaib, soltou a “bomba”:-PRECISAMOS FUNDAR UM CLUBE PARA OS NOSSOS FILHOS EM SÃO LOURENÇO...

A resposta do Nadra foi instantânea - ACEITO O DESAFIO E COMPRO ATE QUINHENTOS MIL CRUZEIROS DE TITULOS,HOJE SE FOR PRECISO !!!

Ferreira  deixou a Autorema  com o espirito e a mente em ebulição .Quase à mesma hora cruzou o seu carro com o desse fabuloso ,mais diplomata do que banqueiro, que é Henrique de Morais Sarmento e, com o seu clássico <quero falar um minutinho com o amigo>, expôs de dentro do carro os seus objetivos e, já agora juntos , procuraram o colega, João Machado Homem do Lavoura, reunindo-se então os três na gerencia do Banco Ribeiro Junqueira para confabular melhor   o < assunto>. Dai, procuraram o Dr. Antônio Bittencourt Filho, gerente do Banco Nacional de Minas e em seguida <discaram>o telefone para o Hilbert, Tárcio, Cambraia ,Helcio e J. Nogueira Lima. Marcaram depois um encontro para às 16 horas e juntos se avistaram com o Sr. Pedro Silvestrini, no escritório de sua firma , e ao mesmo expuseram a ideia, conseguindo imediatamente a sua integral adesão. Foi assim, que o destino reuniu onze homens cujas características confirmam as palavras da Bíblia: < A fé remove montanhas >.A iniciativa estava pois lançada aos quatro ventos da terra sanlourenciana....

Marcaram uma reunião para às 19:30 horas do mesmo dia, nos Escritórios da Autorema S. A. a fim de darem forma aos planos iniciais  e de se organizar uma Comissão na qual reunisse homens da cidade que tivessem na sua personalidade o ideal de servir e principalmente de lutar com disposição ,sem reagir a certas criticas tão injustas e costumeiras em empresas desta natureza. Tudo foi feito sem bairrismos, sem politica, apenas com alto e patriótico desejo de trabalhar pela terra sanlourenciana.

E foi assim que surgiu a famosa COMISSÃO CENTRAL EXECUTIVA do novo clube, constituída dos seguintes elementos, gente que não enjeita a parada e sabe arregaçar as mangas diante do trabalho e dos obstáculos:

Seria uma injustiça destacar o esforço maior ou menor de qualquer dos membros acima citados, porque tem sido algo de admirável, de grandioso e principalmente  de surpreendente o trabalho, o carinho e amor com que cada um dos elementos procura desempenhar sua tarefa, sempre  dentro do critério mais justo, mais humano e financeiro. Chego ao extremo de afirmar, sem falsa modéstia, pois fui honrado (  J. Nogueira Lima ) para compor esse conjunto de homens de boa vontade, que , se tratasse de negócios pessoais, não seriam elaborados com tanta prudência e rapidez como tem ocorrido nos negócios do São Lourenço Country Clube . Mesmo as reuniões quando convocadas, dificilmente falta um membro e quando isso ocorre é porque algo de imprevisto aconteceu.

O São Lourenço Country Clube foi fundado em   no dia 4 de Junho de 1963. Aqui abro um parêntese para uma nota triste: No dia 11 de  Setembro , perdemos um dos maiores entusiastas do empreendimento , um dos maiores impulsionadores da Comissão , na pessoa do Industrial  e Líder, Senhor PEDRO SILVESTRINI, a cuja memoria aqui deixamos nossas manifestações de gratidão e nosso lamento pela perda irreparável.

Tem, portanto, exatamente quatro meses de existência e com a confiança e colaboração desse povo incomparável que reside na maior Estancia hidro mineral do pais, a Comissão já pode  apresentar um trabalho que constituí um verdadeiro sonho. Senão, vejamos: Já dispomos de um imóvel cujas características, área e localização não poderia ser encontrado em nenhuma outra cidade, apto a receber aquilo que um clube deve oferecer aos associados. Dois arquitetos do Rio de Janeiro nesse momento estão dando <duro> nos esboços e planos, para que possamos dar inicio muito em breve às construções das piscinas e logo a seguir um Ginásio de Esportes coberto, que será talvez algo de sui gêneris no interior de Minas Gerais. Dentro de uma dezena de dias estará iniciada a construção de um salão de festas, com 200 metros , para que possamos em dezembro vindouro festejar o Natal e também , segundo a programação em estudos, realizar a festa do <Reveillon>, que será pela primeira vez em São Lourenço, a rigor.

Esperamos também, dentro de uns sessenta dias, contar com um bar e restaurante no interior da sede social, para uso exclusivo dos sócios, que, pelos planos, serão em moldes a agradar a todos.

Portanto, com orgulho e modéstia, podemos informar hoje aos nossos amigos de outras cidades que São Lourenço não é mais um lugarejo como a bem poucos dias passados. Hoje somos uma comunidade completa. E estamos caminhando a passos largos para o progresso e para o futuro!......

Fonte:

 
  Fundador e Diretor J. Ferreira - Redator: J. Nogueira Lima  
     
  Ano I -São Lourenço, (MG), 10 de Outubro de 1963